APOCA faz parceria com IFSC para desenvolvimento de sistema on-line de gerenciamento de pacientes

Com mais de três mil pacientes cadastrados, de seis municípios da região, e uma média de quatrocentos atendimentos mensais, a Associação dos Pacientes Oncológicos da Região de Canoinhas (APOCA) está trabalhando para melhorar o gerenciamento dos seus serviços e pacientes. Graças a uma parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em breve este gerenciamento passará a ser on-line, tornando o trabalho mais ágil e eficiente.

“A proposta é possibilitar um controle mais efetivo e ágil dos atendimentos realizados pela APOCA, melhorar a qualidade e a assertividade dos processos e centralizar os dados sobre histórico e o quadro evolutivo dos pacientes atendidos”, explica o gestor da APOCA, Adam Roger Slabadack, que também é aluno do IFSC Canoinhas, no curso de superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Ao constatar a dificuldade de gerenciamento de todos os serviços e informações por planilha eletrônica, como é feito atualmente, Adam Slabadack decidiu levar a demanda da APOCA para professores e colegas do curso, que submeteram o projeto.

“Esta é apenas uma das necessidades da associação, que também carece de sistemas para gerenciamento de estoque e controle financeiro. Por isso, o sistema proposto neste projeto será um módulo de um sistema maior, que será desenvolvido a partir da execução de outros projetos no futuro”, conta Slabadack.

No IFSC, o trabalho está sendo realizado de forma remota, com reuniões por webconferência, desde o final de março. O processo de desenvolvimento do sistema utiliza ferramentas de versionamento, linguagens de programação e frameworks de uso gratuito. Em fase final de implantação, o sistema vai passar, em breve, pela etapa de validação com usuários reais.

“O sistema consistirá numa aplicação web que poderá ser acessada a partir de um navegador de qualquer dispositivo conectado à internet. Será aplicada a metodologia de desenvolvimento ágil Scrum, um framework de gerenciamento de projetos atualmente utilizado em mais de 60% dos projetos ágeis em todo o mundo”, explicam os professores do IFSC e coordenadores do projeto, Denilson Fagundes Barbosa e Alexandre Augusto Alberto Moreira de Abreu.

Além dos professores e do próprio gestor da APOCA e estudante do curso, também fazem parte da equipe dois alunos bolsistas, Daniel Wzoreck e Eduardo Henrique de Oliveira, e quatro estudantes voluntários, Mateus Ferreira de Souza, Tiago da Silveira Padilha, Bruno Perdoná e Maher Ben David Ramos Daoud.